top of page
pjt-eletrico.jpg

Elétrico

O Projeto Elétrico é necessário quando pretende-se fazer modificações na rede elétrica ou em situações que representem riscos aos usuários. Optar por estes serviço pode ajudar a economizar na conta de energia, e  no prolongamento da vida útil dos equipamentos, visto que otimiza o uso dos mesmos.

pjt-eletrico.jpg

O Projeto Elétrico é constituído por 8 etapas:

Análise da planta baixa

A análise da planta baixa do local consegue aferir a quantidade de lâmpadas. Segundo a NBR 5410, a quantidade de iluminação mínima, é regulamentada a partir da área do ambiente. Além disso, é importante e necessário saber o perímetro e a função de cada recinto, visto que a determinação da quantidade de PTUG’S (Pontos de Tomadas de Uso Gerais) depende dessas informações.

PTUE’S e Fornecimento

Os pontos de tomadas de uso específicos (PTUE’S) não seguem uma norma específica. Eles dependem do aparelho e da sua localização. A determinação do fornecimento mínimo necessário se dá a partir do somatório das potências ativas de todos os pontos.

Determinação dos circuitos elétricos

Por questão de segurança, a NBR 5410:2004 determina que os circuitos possuam em média 10A (ampère) de corrente. Sendo assim, sua corrente máxima, pode possuir apenas mais um circuito com um aparelho de potência alta, como por exemplo o ar condicionado. Ademais, recomenda-se a separação dos circuitos de iluminação dos circuitos de tomadas.

Aferir local do quadro de distribuição

Após determinar o local do quadro de distribuição, define-se o local de alimentação dos pontos de consumo.

Corrente elétrica

A fim de determinar a corrente elétrica são utilizadas fórmulas matemáticas, evitando circuitos com mais de 10 A.

Dimensionamento do disjuntor aplicado no quadro de mediador

O tipo do disjuntor depende do tipo de fornecimento e do tipo de sistema de distribuição da companhia de eletricidade local.

Planta de locação de pontos elétricos

Após finalizar o quadro de potência, a parte elétrica é aferida. Na planta de locação há todos os pontos de iluminação, pontos de tomadas de uso gerais e tomadas de uso específico.

Diagrama unifilar

Por fim, o diagrama unifilar representa a trajetória dos pontos e dos dispositivos. O diagrama apresenta a alimentação da concessionária, o quadro de mediação, o quadro de distribuição e os circuitos finais. O objetivo é verificar, de forma rápida, quantos condutores passarão em determinados eletrodutos, além do trajeto do mesmo.

bottom of page