top of page
4e4432_64b6176f67764d91ac0876555b91f41b_

Hidrossanitário

Basicamente, o Projeto Hidrossanitário consiste em fazer com que você receba água tratada em sua casa, distribuindo em pontos de sua residência e elimine todos os dejetos produzidos para que sejam tratados posteriormente.

4e4432_64b6176f67764d91ac0876555b91f41b_

O que compõe um Projeto Hidrossanitário?

Projeto de Água Fria

Em um projeto de água fria você irá encontrar a locação de entrada de água (hidrômetro e registro), as colunas de distribuição de água, os ramais de distribuição, a localização das peças de saída.
Além disso, é necessário dimensionar a caixa d’água para atender a demanda de moradores, considerando seu consumo de área, a quantidade de pessoas que residem e a reserva de incêndio quando for de uso coletivo.
Também vale lembrar que a edificação não for atendida por água tratada por concessionária local, é possível faze uso de poço artesiano em vários casos.

Projeto de água Quente

Quando houver instalações de água quente, este projeto também deverá ser dimensionado, prevendo as tubulações que irão levar a água da caixa d’água até o boiler e deste para as peças de utilização.
O caminho percorrido é diferente da água fria, fazendo a junção apenas um pouco antes da peça de utilização, onde terá um misturador.

Projeto sanitário

Neste projeto é importante considerar as prumadas da tubulação, suas inclinações mínimas para que o dejeto possa escoar por gravidade, as ramificações necessárias, etc. Além disso, é necessário locar os ralos, ver quais os materiais e peças que serão utilizados, e locar as posições das caixas de passagem, gordura, inspeção, filtros, etc. O esgoto será descartado na rede de esgoto pública onde será tratado. Se não tiver rede de tratamento público de esgoto deverá ser adotado sistema individual de tratamento (famosa fossa e filtro), antes de despejar na rede pluvial ou utilizar o sumidouro.

Projeto pluvial

Por último temos o projeto pluvial, onde é necessário dimensionar a calha que irá conduzir a água da chuva, a declividade do detalhado para que ela escorra e a prumada da tubulação que irá conduzir até a rede municipal. A água da chuva não deve ser despejada na tubulação de esgoto. É importante que a via pública tenha coletores para ambos os dejetos. Lembrando que se não tiver rede de coleta de esgoto, deverá ser adotado sistema individual de tratamento.

bottom of page